13º Primavera de Museus no Museu Inimá de Paula

23/09 a 29/09 - Exposição Patrimônio Em Processo.

O prédio localizado na Rua da Bahia, Nº 1201, Bairro Centro, foi construído durante os anos de 1926 e 1930 para sediar o Clube Belo Horizonte, com o projeto elaborado por Luiz Signorelli, premiado arquiteto e pintor mineiro. Ao longo do tempo o edifício abrigou, além do Clube Belo Horizonte, o Cine Guarani, a Rádio Guarani, a Minas Caixa e a 4º Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar.
No ano de 2006, a edificação entrou em processo de reforma e adaptação para se transformar no Museu Inimá de Paula, inaugurado no ano de 2008. Durante esse período foram realizados vários registros audiovisuais que, dentro dessa proposta curatorial, transformam-se em objetos da exposição a serem exibidos ao público.
24/09 a 27/09 - Visita Mediada

Visita mediada com grupos previamente agendados com o objetivo de explorar o processo de curadoria e montagem de uma exposição utilizando como espaço de reflexão a mostra Patrimônio Em Processo. Tal proposta de visitação, também visa discutir os conceitos de patrimônio cultural e seus modos de preservação como, também, as transformações sofridas no prédio ao longo do tempo.
26/09 - 18:30h às 20:00h - Palestra: "Por favor, não toque - Porque? Obras de arte no Museu, entre a preservação e exposição".

A palestra destina-se ao público em geral, interessado em compreender o porque das restrições, via de regra, impostas aos visitantes nos espaços de exposição de museus e galerias de arte. Nosso propósito é discutir sobre os objetivos que norteiam e justificam a preservação e conservação das obras de arte, levando ao estabelecimento de uma série de normas para conservar e expor obras de arte.
Palestrante: Marilene Corrêa Maia (Presidente da Associação Mineira de Conservadores-Restauradores - AMCOR).