Arte & Educação

Contribuindo para educação e inclusão social através da cultura.

PASTA MUSEU-01

O projeto Arte e Educação do Museu Inimá de Paula completa em 2016 seis anos de atuação.
Apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet) recebemos em visitas orientadas desde 2010, primeiro ano de realização do projeto, mais de 50.000 alunos e professores de escolas públicas e privadas.

Para 2016 prevemos o atendimento a 13.000 alunos, que receberão apoio didático em material educativo impresso, kit de arte (composto por régua,lápis,borracha,caixa de lápis de cor, apontador,bloco de anotações) , transporte e acompanhamento por arte educadores durante toda atividade orientada. Todas essas ações são realizadas através de Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nosso planejamento consiste em desenvolver atividades que sejam norteadas pedagogicamente pelo viés da arte-educação em museus, junto a crianças, jovens e adultos, de cunho cultural e artístico. São ações de extrema relevância, uma vez que buscam, por meio de tendências individuais, ampliar o repertório histórico, cultural e estimular o gosto pelo conhecimento e contribuir para a formação da personalidade dos indivíduos.

Por intermédio das atividades educativas no Museu Inimá de Paula, realizando oficinas, palestras e exposições, o público utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual – o que influencia seu processo de aprendizagem e auto-conhecimento. Participar de um processo criativo, de forma ativa, propicia a criança e jovens o conhecimento sobre sua própria emoção, o que os permitem melhor lidar com pensamentos, sentimentos, sensações e hábitos.

O Projeto Arte Educação trata-se de um processo de educação para a vida. O contato com o fazer artístico amplia a visão de mundo , favorece a criação de vínculos com realidades diversas e, assim, contribui para uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma formação cultural.

A formação cultural permite ao sujeito conhecer a si mesmo, percebendo-se como ser histórico que mantém conexões com o passado, que é capaz de intervir modificando o futuro, que toma consciência de suas concepções e idéias, podendo escolher criticamente seus princípios, superar conceitos pré determinados e agir socialmente para transformar o ambiente em que vive.

O ensino de artes proposto pelo Museu Inimá de Paula através do projeto educativo, rompe com barreiras de exclusão, com uma prática educativa embasada na capacidade de experenciar de cada um. As crianças e jovens recebidos nessa instituição se reconhecem como participantes e construtores de seus próprios caminhos por meio da sensibilização pela arte, contribuindo efetivamente para a constituição de sujeitos autônomos, conscientes e assim, livres.

Objetivos:

logostotais-cores-01

Informe-se sobre o agendamento de visitas (clique na imagem abaixo)  

 

Assista o Vídeo sobre o Projeto Arte Educação – Criança no Museu -> http://www.youtube.com/watch?v=Zjw3nadEnOQ

 

 

Agende Sua VisitaVocê Sabia?

 

Be Sociable, Share!