Exposição Der Sturm | Lúcia Adverse

Lucia Adverse
Museu Inimá de Paula
07.03 a 04.04.2014

No Ano de 2014, quando Brasil e Alemanha encerrram as celebrações de uma longa e duradoura união cultural entre os dois países, temos o prazer de apresentar ao público mineiro, uma exposição inédita no Brasil, fruto do desenvolvimento de pesquisas no mundo do cinema, da arte e da cultura nos anos 1920 na Alemanha, transformados em imagem da atualidade e acima de tudo em olhar e conceito contemporâneo.

A fotógrafa mineira Lucia Adverse (1967), já conhecida internacionalmente por seu desenvolvimento em pesquisa arquitetônica, cultural e internacional, através da fotografia, apresenta ao público o resultado de seu projeto intitulado Der Sturm (em português, A Tempestade), que revela a arquitetura alemã e a sua co-existência enriquecedora com a sua História, com a cultura do início do Século XX e com o seu tempo presente.

A pesquisa, que inicía-se à partir do estudo do Cinema Noir e suas influências advindas da arquitetura, passa por uma análise do estilo Expressionista, iniciado na Alemanha no início do mesmo Século XX.
A Galeria Ricardo Fernandes, juntamente com o Museu Inimá de Paula e grupo de mescenato de colecionadores das obras contemporâneas de Lucia Adverse, têm o prazer em apresentar à cidade de Belo Horizonte, o projeto Der Sturm, que mostra além da força da História alemã em âmbito cultural, o diálogo entre passado e presente, visto através da camera fotográfica de uma artista contemporânea brasileira que com sua visão precisa, domina o espaço, perpetuando diálogos atemporais.

Ricardo Chaves Fernandes
Organizador e Curador