Brecheret Modernista – a imagem indígena como símbolo de brasilidade

O protagonismo de Victor Brecheret na Arte Moderna define-se por suas esculturas; elas criaram uma cena absolutamente criativa e legitimamente brasileira para o movimento Modernista. As obras esculpidas em mármore e bronze pelo artista demonstram liberdade nas formas e ousadia na execução. Resgatando uma série de fontes estéticas – não as europeias – Brecheret mirava a estética tropicalista e indígena; rompeu, com os padrões clássicos e estabeleceu novos paradigmas para as artes plásticas.

A exposição no Museu Inimá de Paula, reúne obras de Victor Brecheret que visitam quatro décadas de sua criação, com enfoque em sua última fase, a qual dá ênfase à referência indígena. Curvas e corpos desestruturados figuram como um dos principais componentes de suas esculturas; os desenhos revelam a materialização das suas inspirações.

Trazer para o público mineiro a oportunidade de revisitar o Modernismo sob as linguagens e perspectivas de um dos maiores nomes da escultura moderna no Brasil é o nosso objetivo.

Esta importante exposição – à altura da comemoração dos 15 anos do Museu Inimá de Paula – confirma o DNA inequívoco de inovação, genialidade e pioneirismo nas artes do século XX que marca também a história do pintor que dá nome à instituição. A mostra e a comemoração – são frutos da parceria e do trabalho, do Instituto Victor Brecheret, através do patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura e de nossos patrocinadores CEMIG, Vetorial Siderúrgica, Ipê Mineração e ORGUEL.

Não perca coloque na agenda!