Exposição de Inauguração do Museu Inimá de Paula

Inauguração do Museu Inimá de Paula

Maio de 2008

A Fundação Inimá de Paula foi constituída em 1998,  pelo próprio Inimá de Paula,  e um grupo de amigos próximos dos quais destacamos  Murilo Castro, Eduardo Janot e Romero Pimenta.

A diretiva principal da Fundação é  a preservação e divulgação da obra e memória do grande mestre Mineiro Inimá de Paula, patrono das Artes em Minas Gerais, bem como difundir a arte e a cultura através de todas as suas formas de manifestação.

Em 11 anos de incansável trabalho, a Fundação já ostenta inúmeros trabalhos de relevo, dentre os quais, destaca-se:

– Catalogação de 1800 obras do pintor Inimá de Paula, espalhadas em vários estados da federação, um trabalho exaustivo e inovador.

Todas estas 1800 obras podem ser pesquisadas no site da Fundação, em dois belíssimos livros.

Mas em maio de 2008, o objetivo maior da fundação foi alcançado. Numa parceria pública privada, inédita na área da cultura, foi inaugurado esse importante espaço cultural, o Museu Inimá de Paula. O Governo do Estado de Minas Gerais cedeu em comodato para a Fundação este prédio, que já abrigou os saudosos  Clube Belo Horizonte e Cine Guarani. A restauração da edificação, bem como sua reforma, somente tornou-se viável e real, graças aos recursos privados doados pelo membro do conselho diretor Mauro Tunes Júnior.

Assim, nasceu o museu Inimá de Paula, um dos mais importantes espaços culturais do nosso Estado, e por que não dizer do Brasil.