Exposição – Reinado de Chico Calu

Fotografias, fardas, altares, santos de devoção, mastros, andores, cruzeiros e outros objetos compõe a mostra “Reinado de Chico Calu – Repertórios Sagrados da Irmandade Os Carolinos”. A exposição homenageia o centenário da Irmandade e dá visibilidade a essa manifestação cultural e religiosa que evidencia a riqueza da tradição afro-mineira em Belo Horizonte.
Através de uma narrativa estética que reproduz um terreiro de congado, a exposição é formada por mais de 30 fotografias das guardas da Irmandade impressas em tecidos e emolduradas como estandartes.

Elas são registros dos últimos cinco anos de festejos e foram feitas pelo antropólogo e fotógrafo Patrick Arley e pelo fotógrafo Netun Lima.
Além das imagens, a mostra apresenta um conjunto de objetos que remontam à religiosidade e sua celebração, instigando um olhar para o presente e o passado, para a cultura de matriz africana que se conformou no Brasil e seus rituais, e para o louvor e a tradição que se mantém por gerações