Exposição Tridimensionalidades

O Museu Inimá de Paula apresenta esta mostra coletiva composta por 39 obras tridimensionais de 24 artistas de diferentes nacionalidades. Os contornos de uma obra tridimensional, também conhecida por escultura ou objeto, simplesmente invadem as três dimensões do espaço. O nosso objetivo com esta exposição é o de mostrar ao visitante como todos estes artistas usam os mais diversos materiais e inspirações em suas criações exóticas e exuberantes.

Ceschiatti usou o bronze para criar os anjos que voam no teto de uma das mais belas catedrais do mundo: A Catedral de Brasília. Ainda em Brasília, Bruno Giorgi moldou o mármore para que seu Meteoro flutue das águas do monumental Itamaraty. Amílcar de Castro e seu colega neoconcretista Franz Weissmann aprenderam a dobrar chapas de aço como ninguém, tornando-as incrivelmente leves e flexíveis. Carlos Cruz Diez e Rafael Jesús Soto são dois venezuelanos que usam as cores, fios e acrílicos para perturbar a visão do observador, muitas vezes levando à vertigem. Ubi Bava usou espelhos para colocar o expectador dentro de sua obra. Maurino Araújo e Antônio Poteiro se inspiraram no nosso cotidiano raiz e na cultura popular para esculpir a madeira e a terracota. Rubem Valentim emprega cores sólidas e formas geométricas afro religiosas, como o Candomblé, gerando objetos organizados e simétricos. A gaúcha Sonia Ebling manuseia com delicadeza o bronze para interpretar vultuosos animais africanos. O polonês Krajcberg interferiu em enormes raízes, cipós e pigmentos naturais para demonstrar sua preocupação ambiental. Benjamim, o Benja, cria formas simétricas e belas a partir do desorganizado e rejeitado latão. José Bento transforma a madeira árdua em madeira longa, flexível e modelável. Tunga viajou longe ao buscar o chumbo, limalhas, imãs e vidro na criação de seus fantásticos objetos. O dinamarquês Olafur Eliasson usa em seus trabalhos o mais natural dos ingredientes: a luz. Cildo Meireles imaginou e criou o canto de um cômodo doméstico, indicado pelo encontro de duas paredes, piso e rodapés para envolver o expectador em seu Espaço Virtual. Waltercio Caldas, que molda o fino aço inox criando espaços suntuosos e frágeis ao mesmo tempo, leva o olhar do visitante para fora do habitual. Evandro Carneiro direciona o mármore para o alto com toques de modernismo e curvas sensuais. Arcangelo Ianelli transfere seus magníficos e únicos retângulos sobrepostos do plano das pinturas para a tridimensionalidade do mármore. E, por fim, Joaquim Tenreiro, mestre moveleiro que costura a madeira e trança o metal.

Com esta pequena introdução, percebemos que nossa imaginação será muito provocada ao longo desta exposição. E, quanto mais informação, melhor será o entendimento do porquê e como todas estas peças nasceram. E para acessar esses dados adicionais sobre os artistas e suas obras, basta escanear  o QR Code posicionado ao lado da etiqueta de identificação de cada obra.

A exposição Tridimensionalidades faz parte dos eventos comemorativos dos dez anos do Museu Inimá de Paula. E, para alcançarmos uma década de vida, muitas pessoas contribuíram. Assim, só nos resta agradecer a todos que fizeram parte dessa história. Agradecemos também a todos que trabalharam e a todos os colecionadores que cederam suas preciosas obras para a realização desta mostra. Por fim agradecemos muito a sua visita e desejamos uma boa viagem na tridimensionalidade.

Mauro Tunes Junior

Vice-Presidente Fundação Inimá de Paula

Agosto 2018.