Acervo Inimá

O Museu Inimá de Paula é uma casa que conta à vida do artista, através de suas obras catalogadas, memórias e de sua rica biblioteca onde encontramos uma enorme diversidade de livros, tais como, obras literárias, dicionários de inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, devido à suas inúmeras viagens ao exterior.

Contamos com enciclopédias de arte, livros de conhecimentos e técnicas de pintura, catálogos de obras contido nos museus mais reconhecidos do mundo. Sua curiosidade e dedicação à arte era tão imensa que adquiriu verdadeiras coleções da trajetória de vida e arte dos grandes e renomados pintores, tais como Van Gogh, Monet, Rembrandt, Cezzane, Max Ernst, Gauguin, Bonnard, El Greco, Picasso, Salvador Dali, Bianco, Miro, Gingnard, Di Cavalcanti etc. Também sobre a História da Arte, desde a pré-história, passando por África, Egito, Grécia, Roma, China, se estendendo até à inovadora época impressionista, expressionista, cubismo, surrealismo até as mais novas formas de expressão como arte abstrata, moderna e contemporânea. Para completar, Inima por ser um artista introspectivo e avesso às badalações, tinha um mundo interior rico e profundo, deu um espaço especial em sua coleção a livros religiosos e místicos, onde lhe fascinava livros de conhecimento humano, auto-ajuda e de diferente ideologias: oriental – I Ching, Yoga, Budismo, Tao – Espírita e, claro, Cristã Católica e Evangélica.

O acervo do Museu Inimá de Paula apresenta quadros de sua coleção particular, auto-retratos, desenhos, tapetes e um farto material que faziam parte de seu atelier, como pincéis, paletas, tubos de tinta, cavaletes, espátulas, fotos, gravuras, fotos, slides, etc.

Objetos pessoais que a Fundação guarda com o maior zelo, devido à fragilidade das peças de decoração e bens, estatuetas, vasos, bonecos de madeira, lampião, filtro de água, maquina de escrever, baú, arca e armários. Pode-se contemplar, ainda, os inúmeros prêmios recebidos, participações a diversas exposições e cursos, titulos de Cidadão Honorário de várias cidades e finalmente diplomas e medalhas que foram mais do que merecidas à dedicação e talento ao longo de sua obra de vida e arte.

Obras

A Fundação Inimá de Paula foi criada em julho de 1998, logo são mais de sete anos de atividades intensas.

Biblioteca

A Fundação Inimá de Paula apresenta vários itens da coleção particular do artista. Clique aqui e conheça mais esse excelente artista.

Objetos Pessoais

Seja um amigo do Museu Inimá de Paula e tenha benefícios exclusivos, além de contribuir para os projetos culturais. Clique para saber mais

 

 

 

 

Be Sociable, Share!