Arte Cibernética . Itaú Cultural

Adicionado em 27 abr 2009 em
Museu Inimá de Paula e Itaú Cultural divulgam Arte Cibernética

Belo Horizonte recebe o acervo de Arte Cibernética do Itaú Cultural

Exposição inédita com obras da coleção de Arte e Tecnologia do  Instituto Itaú Cultural, a de maior porte no hemisfério sul, são apresentadas no Museu Inimá de Paula, entre elas, Memória (Cristaleira) do mineiro Éder Santos

Em parceria com o Museu Inimá de Paula, são apresentadas oito obras que melhor contextualizam o que se produz em arte cibernética na atualidade. “Arte e tecnologia é o termo genérico usado para descrever a arte relacionada com tecnologias surgidas a partir da segunda metade do século XX”, define Marcos Cuzziol, gerente do Itaulab (Núcleo de Arte e Tecnologia do instituto paulistano). “Já o conceito de arte cibernética, mais restrito, exige a interação constante entre o observador e a obra e/ou entre os subsistemas da obra em um processo de causalidade circular que pode acarretar mudança de objetivos tanto para o espectador como para a obra”.

Assim, o público experimentará sensações proporcionadas por todos os trabalhos exibidos em uma relação de interação com as obras. Em Descendo a Escada, por exemplo, o observador sente a vertigem do movimento de descida de uma escada virtual. Cordas vibram com uma freqüência (de luz e de som) que varia de acordo com sua posição relativa e modo de interação do observador em OP_ERA: Sonic Dimension. O público regula a rapidez do movimento de centenas de números projetados sobre a parede de uma sala escura e refletidos sobre um espelho d’água rente ao  chão, em Reflexão #3, criando um efeito inusitado, eles nunca se repetem e criam a sensação de subir de um espelho a outro.

De todo este conjunto de obras, Memória (Cristaleira) é a que mais remete à contemplação e reflexão. Nela, o mineiro Eder Santos joga com as lembranças do observador por meio do móvel de três andares que abriga cristais e um jogo de chá em porcelana e reflete imagens diversas que são quebradas em mil pedaços ou transformadas em pétalas de rosa.

Coleção Itaú Cultural de arte e tecnologia

A relação entre tecnologia, cultura e arte é um dos objetos de preocupação do Itaú Cultural, desde a sua criação há 22 anos. Por meio do Itaulab, o instituto apóia a produção brasileira de obras de arte e tecnologia através do programa Rumos Arte Cibernética cujas inscrições para o edital da edição 2009 estão abertas até 29 de maio. Também concebe e produz a Bienal Internacional de Arte e Tecnologia de São Paulo Emoção Art.ficial e mantém a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Tecnologia.

A formação de um acervo específico sobre arte e tecnologia no Itaú Cultural, deriva do avanço da aplicação de novas mídias e tecnologias nas artes visuais contemporâneas. A coleção, hoje composta de 14 obras, é a maior do hemisfério sul.

itau (1) itau (1) itau (2) itau (2) itau (3) itau (4)