Por que apóio a Fundação Inimá de Paula?

Aquela frase de Hemingway “Qualquer homem que se eleva, eleva com ele a humanidade. Qualquer que se rebaixa, rebaixa com ele a humanidade toda.”

Vendo um grupo de pessoas se dedicar à preservação, à cultuação da memória e da obra de um artista, aproximei-me deste grupo, pois a Arte é seguramente a manifestação mais inconteste do germem divino no humano.

É um grupo formado por pessoas no auge das exigências de suas carreiras. Os trabalhos e reuniões da Fundação são espremidos em uma agenda apertada de compromissos profissionais e familiares. E ainda assim realizaram tanto!...

A Fundação Inimá de Paula que eu vejo (visiono) será o núcleo, a célula-mater da grande e definitiva realização: um MUSEU DE ARTE, como um museu de arte deve ser, como o MASP é, como NADA em Belo Horizonte é, e sequer semelhança tem.

Poder-se-ia imaginar uma sala redonda, teto em cúpula com iluminação zenital, e as fortes telas de Inimá dispostas em 360°? Todo mundo poderá, enfim, ver isto, e Inimá, libertando-se das imobilizantes cadeias de “artista mineiro” (que cansaço!) justificará a profunda e verdadeira frase de Hemingway...


Guiomar Lobato
Conselheira e Diretora de Ensino da Fundação Inimá de Paula, Museóloga, Historiadora,
Crítica de Arte membro da ABCA e da AICA e colecionadora

 

 
 
 
 
Retornar