Mensagem do Presidente

A Fundação Inimá de Paula foi criada em julho de 1998, logo são mais de sete anos de atividades intensas. Analisando todo este período, nos orgulhamos de dizer sem nenhum temor que influenciamos diversas entidades brasileiras no sentido de preservar e organizar obras de importantíssimos nomes da arte nacional. Fazendo um pequeno balanço de nossa história podemos verificar que:

  • A Fundação Inimá de Paula lançou, em agosto de 2002, o livro "Inimá - Obras Catalogadas - Volume I" uma das mais importantes publicações do gênero de toda América Latina. No livro foram reproduzidas as 1.458 obras catalogadas na primeira fase do Projeto.
  • Na segunda fase do Projeto Inimá, realizamos catalogações em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília. Foram catalogados 358 novas obras que integram o récem-lançado "Inimá - Obras Catalogadas - Volume 2", outra grande realização da Fundação.
  • Além das obras catalogadas, foi publicado um capítulo, fruto do trabalho de pesquisa no acervo fotográfico da Fundação Inimá de Paula em que figuram obras executadas e fotografadas pelo próprio Inimá, mas que ainda não haviam sido catalogadas. Com isto, conseguimos rastrear e publicar, nos dois volumes, 2.165 obras pertencentes a um universo que abrange 3.600 executadas pelo pintor.
  • Realizamos dezenas de sessões de catalogações em diversos estados brasileiros;
  • Organizamos seis exposições;
  • Criamos, patrocinamos e formamos mais de cem crianças durante dois anos no curso de “Iniciação à Arte e à Pintura” na Cidade dos Meninos de São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves, próximo a Belo Horizonte (MG);
  • Temos hoje uma sede, onde acondicionamos com segurança e qualidade todo o nosso acervo;
  • Nosso site, www.inima.org.br, completa quatro anos de vida e foi um dos primeiros neste segmento artístico.

Ressaltamos em alto e bom som, que tudo isto foi conquistado sem um centavo de dinheiro público. Por meio de generosas contribuições de colecionadores de Inimá de Paula e de empresas da iniciativa privada, como a empresa de softwares de gestão RM Sistemas, todo este belo trabalho deixou de ser apenas um sonho, um objetivo e se tornou realidade.

Continuando nosso trabalho, pretendemos – para muito breve – criar e instalar o Museu Inimá de Paula, cujo pré-projeto de autoria do arquiteto Saul Vilela já está pronto e as providências para sua real implantação em andamento, inclusive com espaço já alocado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Acreditamos, assim, que estamos fielmente cumprindo a nossa missão que é de preservar a obra e a memória de um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, Inimá de Paula.

Importantes passos foram dados, outros estão por vir...


Mauro Tunes Junior
Presidente

 

 
 
 
 
Retornar