A Fundação é Premiada pela ABCA

A Fundação Inimá de Paula foi premiada pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (capítulo brasileiro da Associação Internacional de Críticos de Arte AICA – Órgão da UNESCO) pelo lançamento do livro "Inimá - Obras Catalogadas", em 2002.

A Assciação, como faz todo ano, elege as melhores contribuições culturais do período, premiando artistas, críticos, historiadores, exposições, lançamentos e trabalhos de destaque.

A cerimonia de premiacão ocorreu no dia 28 de abril de 2003, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. A apuração dos votos foi realizada em Assembléia Geral no auditório do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo da USP.

"Menção Honrosa Especial" foi concedida à Fundação Inimá de Paula pelo livro "Inimá - Obras Catalogadas", um mega livro que reúne 1.458 obras de acervos particulares, espaços culturais e de museus, catalogadas ao longo de 4 anos, com texto de José Roberto Teixeira Leite.

Também foram agraciados o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, instituição cultural privada, que atua nas áreas de teatro, dança, musica, literatura, cinema e artes visuais, destacando-se como um importante centro cultural na capital brasileira. A Casa de Cultura de Joinville, que é uma unidade da Fundação Cultural de Joinville, órgão da Prefeitura Municipal, com objetivo de contribuir para o conhecimento da arte, incentivar a produção artística, desenvolvendo o senso estético da comunidade em relação a diversas manifestações artísticas. Também Adir Botelho pelo livro “Canudos – Xilografia” e Ricardo Brennanad, promotor e mecenas de Pernambuco pela maior exposição realizada no Brasil sobre Pintores de Maurício de Nassau.

Jorge Coli, crítico de arte e professor, conquistou o Prêmio Gonzaga Duque (atuação de crítico filiado a ABCA), já o também professor e crítico de arte mineiro Pierre Santos, o segundo mais votado, foi indicado para receber Menção Honrosa Especial pela sua trajetória. O prêmio Mário Pedrosa (atuação de artista contemporâneo) foi conquistado pôr Waltércio Caldas. A professora e crítica de arte Ruth Tarasantchi recebeu o prêmio Sérgio Milliet (autor de pesquisa publicado), pelo livro "Pintores Paisagistas – 1890 – 1920". Quanto ao prêmio Ciccilo Matarazo (personalidade atuante na área), foi atribuído a Ítalo Campofiorito, arquiteto e urbanista e ao Jornalista Ruy Mesquita (diretor responsável do jornal de Estado de São Paulo.)

Com relação aos Prêmios Mário de Andrade (trajetória de crítico filiado ou não à ABCA), Clarival do Prado Valladares (trajetória de um artista) e Maria Eugênia Franco (curador pôr exposição realizada) foram atribuídos respectivamente a Rhada Abramo e Geraldo Edson de Andrade, empatados no primeiro lugar, Arcangelo Ianelli e Paulo Klein, este ultimo pela exposição “Territórios – A Recente Trajetória da Arte Brasileira”, realizada no Espaço Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

O Prêmio Rodrigo de Mello Franco Andrade (Instituição pela programação) foi atribuído ao SESC – São Paulo. Homenagens especiais foram prestadas à crítica carioca – decana da crítica no Estado do Rio de Janeiro – Esther Emílio Carlos e ao jornalista e empresário Ruy Mesquita.

A atual presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte é a professora, historiadora e crítica de arte paulista Lisbeth Rebollo Goncalves e o presidente da seção mineira, o critico de arte, Morgan da Motta.

As premiacões consistem em troféus especialmente criado pelo artista Nicolas Vlavianos.

Também em edições anteriores foram premiados a C-Arte, através de Marília Andrés e Fernando Pedro Ribeiro, ela crítica de arte e ele editor, e a Fundação Inimá de Paula pela retrospectiva exibida no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e na Grande Galeria do Palácio das Artes (atual Galeria Alberto da Veiga Guignard).

Votaram críticos de arte de todos estados brasileiros conforme lista abaixo:

Almerinda da Silva Lopes (ES)
Ana Maria Beluzzo (SP)
Annateresa Fabris (SP)
Antonio Santoro Junior (SP)
Carlos Pektold (MG)
Carlos Soulié do Amaral (SP)
Celma Alvim (MG)
Cesar Giobbi (SP)
César Romero (BA)
Cláudio Valério Teixeira (RJ)
Cristina Freire (SP)
Daisy V. M. Peccinine de Alvarado (SP)
Eduardo José Souza Evangelista (BA)
Elvira Vernaschi (SP)
Elza Ajzenberg (SP)
Ennio Marques Ferreira (PR)
Enock Sacramento (SP)
Ernestina Karman (SP)
Esther Emílio Carlos (RJ)
Geraldo Edson de Andrade (RJ)
Georges Racz (RJ)
Guiomar Lobato (MG)
Gustavo Rocha Peixoto (RJ)
Í talo Campofiorito (RJ)
Ivo Zanini (SP)
Joseph M. Luyten (SP)
Juarez Marialva Tito Martins (BA)
Lisbeth Rebollo Goncalves (SP)
Magno Reis (MG)
Maria do Carmo Arantes (MG)
Maria Elízia Borges (GO)
Maria Lucia Bastos Kern (RS)
Miriam de Carvalho (RJ)
Monica Zielinsky (RS)
Morgan da Motta (MG)
Neide Marcondes (SP)
Oscar DÁmbrósio (SP)
Osmar Pisani (SC)
Paulo Klein (SP)
Pierre Santos (MG)
Raul Córdula (PE)
Sol Biderman (SP)
Veronica Stigger (SP)
Walter Guerreiro (SC)
Yvoty de Macedo Pereira (SP)
Macambira (SP)

 
 
 
 
Retornar